Prot. N.º 006/2025
DECRETO DE NOMEAÇÃO
Aos que a este lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.
O Filho de Deus, vindo ao mundo como servo, deixou-nos o testemunho maior de humildade e caridade ao lavar os pés dos discípulos, dizendo: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.” (Jo 13,14-15). Neste gesto, a Igreja contempla o paradigma da vida consagrada: servir com generosidade, doar-se sem reservas e viver na fidelidade ao Evangelho.
Assim, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, à luz da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (cf. nn. 121), recebeu do Sucessor de Pedro a missão de acompanhar, promover e sustentar a vida consagrada em toda a Igreja, velando pela integridade dos carismas e pelo testemunho de homens e mulheres que se entregam ao Senhor no serviço de seu Reino. Em espírito de comunhão com o Romano Pontífice, este Dicastério quer favorecer a autêntica renovação da vida consagrada, a fidelidade aos fundadores e fundadoras, e o florescimento de vocações que irradiem a beleza do Evangelho em meio ao povo de Deus.
Portanto, em mandato e por autoridade do Sua Santidade Bento VIII, nomeamos para o serviço deste Dicastério:
I. S.R. Mons. Enzo Ribeiro, OC-M, para o ofício de Secretário;II. S.R. Pe. Renan Aragão, EP-M, para o ofício de Sub-Secretário;III. S.R. Fr. Muniz de Jesus, OC-M, para o ofício de Membro;IV. S.R. Mons. Fr. José Gabriel, OC-M, para o ofício de Membro;V. Sr. Dom Everton Silva, OSB-M, para o ofício de Membro;VI. Sra. Ir. Eloisa Meguer, EP-M, para o ofício de Membro;VII S.E.R. Mons. Victor Kernicki Scognamiglio, EP-M, para o ofício de Membro;VIII. S.R. Dom Abade Alexsander Felipe Silva, OSB-M, para o ofício de Oficial;IX. S.E.R. Mons. Zuriel Arizmendi, O. de M-M, para o ofício de Oficial.
Assim, aos nomeados, “Sede fervorosos no espírito, alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração, servindo sempre ao Senhor” (Rm 12,11). Confiamos a todos estes eleitos a missão que agora assumem, exortando-os a desempenhá-la com espírito de fé, zelo pastoral e sincera humildade, sempre em consonância com o Direito Canônico e em plena adesão à comunhão da Igreja.
