Ao venerável irmão Ginaldo Cardeal Silva, até então bispo de São João Del Rey, nomeado arcebispo coadjutor de Aparecida, saúde, paz e bênção apostólica.
A Igreja de Deus, erguida sobre o sólido fundamento dos Apóstolos e continuamente alimentada pela graça dos sacramentos, reconhece no ministério do Bispo a presença viva de Cristo, o Bom Pastor, que guia, ensina e santifica o rebanho confiado ao seu cuidado, por meio da Palavra, da Liturgia e da Caridade. O ministério episcopal, continuidade do múnus apostólico, requer daqueles que o assumem discernimento espiritual, fortaleza de fé e ardor na caridade. Compete-nos, como sucessores do Apóstolo Pedro, prover diligentemente as Igrejas locais, para que nenhuma delas careça da presença atenta e solícita de um pastor que as conduza com sabedoria e zelo.
Considerando as necessidades pastorais e evangelizadoras da Arquidiocese de Aparecida, e após refletida consulta ao Dicastério para os Bispos, decidimos confiar-lhe um novo coadjutor. Sustentado pela graça de Deus e animado pelo espírito apostólico, ele será chamado a guiar o rebanho com prudência, fortalecer a vida litúrgica, favorecer a santidade do clero e conduzir os fiéis ao crescimento na vida em Cristo.
Assim, reconhecendo tua dedicação à missão da Igreja, tua proximidade pastoral e tua fidelidade comprovada ao Evangelho, nós, pela autoridade apostólica que nos foi confiada, nomeamos e constituímos-te, Ginaldo Cardeal Silva, Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Aparecida, com direito de sucessão.
Que, em comunhão com S.E.R. Dom Newton Brandsma, atual Arcebispo de Aparecida, possas colocar teus dons a serviço da unidade eclesial, da vivificação da fé e do dinamismo missionário desta Igreja particular.
Exortamos o clero, os consagrados e todo o povo fiel a acolherem com generosidade o novo arcebispo coadjutor e, junto a ele, perseverarem na edificação da Igreja, sustentados pela oração e pelo testemunho de Cristo no coração do mundo.
Por fim, imploramos sobre o novo arcebispo as bênçãos do Deus todo-poderoso, pedindo de modo especial a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira desta Arquidiocese e do Brasil, para que o fortaleça no ministério agora recebido e o torne fiel servidor do Evangelho.
Datum Romae, apud Sanctum Petrum, die XVIII mensis VIII, Anno Sancto Iubilaei MMXXV – Peregrini Spei, primo Pontificatus nostri.