ATA SOLENE DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Aos dois dias do mês de agosto do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, no coração da Igreja, na Basílica Vaticana de São Pedro, ornada com esplendor e sacralidade próprias das grandes solenidades, realizou-se a Santa Missa presidida por Sua Santidade o Papa Bento VIII, Bispo de Roma e Sucessor de São Pedro, com o rito de Ordenação Presbiteral de mais de quarenta diáconos provenientes de diversas partes do mundo, neste Ano Jubilar da Esperança.
A celebração iniciou-se em clima de profunda alegria e piedade. Após a proclamação do Evangelho, os castrados para o presbiteral foram chamados pelo Prefeito do Dicastério para o Clero, e cada um respondeu “Presente!” diante do Santo Padre. Os diáconos foram então solenemente apresentados à Igreja, e os seus formadores e superiores atestaram a idoneidade e a reta disposição de cada um para receberem o segundo grau do Sacramento da Ordem.
Em sua homilia, o Santo Padre Bento VIII manifestou profunda gratidão a Deus por conceder à Igreja um número tão expressivo de novos sacerdotes neste tempo de graça jubilar. Ressaltou que, como presbíteros, estes homens passam a ser configurados de modo especial a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, tornando-se seus instrumentos vivos para santificar, ensinar e guiar o povo de Deus. Sublinhou ainda que o presbítero é chamado a oferecer sua vida como hóstia viva, participando intimamente do sacrifício de Cristo no altar.
Concluída a oração de ordenação, os novos presbíteros foram revestidos com a estola presbiteral e a casula, sinais visíveis de seu novo ministério. Em seguida, o Santo Padre ungiu-lhes as palmas das mãos com o Santo Crisma. Por fim, cada neo-sacerdote recebeu das mãos do Papa o pão e o vinho.
A Santa Missa prosseguiu com a Liturgia Eucarística, na qual os recém-ordenados concelebraram pela primeira vez como sacerdotes de Cristo, elevando ao Pai o Sacrifício Eucarístico.
Ao término da celebração, Sua Santidade concedeu a todos a Bênção Apostólica, estendendo-a de modo especial aos novos presbíteros, suas famílias e comunidades de origem.
Os ordenados nessa ocasião forneceram as seguintes comunidades particulares:
- Diác. Gustavo Miller
- Diác. Iago Costa
- Diác. Robert
- Diác. Pedro Barbosa
- Diác. João Pedro Morteni
- Diác. Artur Santos
- Diác. Miguel Santos
- Diác. Matheus Leonardo
- Diác. Victor Hugo
- Diác. Pedro Santos
- Diác. Lucas Torres
- Diác. Maxwel Augusto
- Diác. Ian de Farias
- Diác. Kauã Santos
- Diác. Ian Daniel
- Diác. Kauã Souza
- Diác. Bernardo Leão
- Diác. João Ariel
- Diác. Lucas Ribeiro
- Diác. Augusto
- Diác. Dom Neto, OSB
- Diác. Pedro Gomes
- Diác. José Alerandro
- Diác. Wiston Geovanny Cortez
- Diác. Jhon Esteban Ortega
- Diác. Luis Guerra
- Diác. Fabian Pérez
- Diác. Santiago Gómez
- Diác. Agustín González
- Diác. Diego González
- Diác. Christopher Sánchez
- Diác. Francisco Gómez
- Diác. Diego González
- Diac. Sebastián
- Diác. Josué
- Diác. Carlos
- Diác. Johndri
- Diac. Santiago
- Diac. Jesus
- Diac. Santiago Yoab
- Diác. Luiger
- Diác. Jafet
- Diác. Juan Riascos
- Diác. Mário Martinez
- Diác. Al Luy
- Diác. Miguel Angel
Este dia ficou registrado como momento de graça abundante e sinal luminoso de esperança para todos, fruto da ação do Espírito Santo que continua a suscitar pastores segundo o Coração de Cristo.
E, para constar, lavrou-se a presente ata, que será assinada pelo Santo Padre, pelas testemunhas e pelo secretário da celebração.
† Henricus A. Gänswein
Archiepiscopus Urbis Salviae

