ORIENTAÇÃO ACERCA DA
UTILIZAÇÃO DO AZUL NA LITURGIA
Aos que a este lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.
Tendo em vista as dúvidas recentemente manifestadas por diversos fiéis desta comunidade e, buscando preservar a sacralidade da Sagrada Liturgia segundo as normas estabelecidas pela Igreja, apresentamos esta orientação pastoral e doutrinária sobre o uso da cor azul nos paramentos litúrgicos.
A Santa Mãe Igreja, com sabedoria, regula cuidadosamente os sinais visíveis que compõem a liturgia, de modo que todos os fiéis, por meio deles, participem com reverência e em comunhão com a Igreja Universal. Entre esses sinais, estão as cores litúrgicas, que exprimem os mistérios celebrados e os tempos litúrgicos vividos. Assim, o uso das cores deve obedecer rigorosamente às normas do Rito Romano, sem inovações particulares ou adaptações não autorizadas.
Dessa forma, com o intuito de esclarecer e orientar com fidelidade às normas da Igreja, segue a presente explicação.
NORMA GERAL
A cor azul não é reconhecida como cor litúrgica no Rito Romano, conforme estabelecem os princípios gerais contidos nos documentos oficiais da Igreja, como a Instrução Geral do Missal Romano e o Caeremoniale Episcoporum. As cores litúrgicas ordinárias prescritas são: branco, vermelho, verde, roxo, preto e rosa (este último de forma facultativa em no IV Domingo da Quaresma e III do Advento).
O PRIVILÉGIO ESPANHOL E SUAS LIMITAÇÕES
Não obstante, após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, por Sua Santidade o Papa Pio IX, em 1854, foi concedido um indulto especial e exclusivo a algumas dioceses da Espanha, como Toledo e Sevilha, para o uso de paramentos azul celeste durante as Missas em honra da Imaculada Conceição.
Tal concessão, de natureza estritamente disciplinar e limitada, foi um reconhecimento da forte tradição mariana ibérica e da contribuição dos teólogos espanhóis na defesa do dogma. Posteriormente, o privilégio foi estendido a certas regiões que historicamente pertenceram ao Império Espanhol, como México, Peru, Cuba, Filipinas e outras jurisdições que possam demonstrar vínculo jurídico ou histórico com o chamado “reino hispânico”.
Em setembro de 1903, a Congregação dos Ritos publicou um elenco de suas atribuições, incluindo a seguinte autorização:
“Paramenta caerulei coloris permittendi in Missa de Festo aut votiva Immaculatae Conceptionis Beatae Mariae Virginis pro regno Hispanico et regionibus nunc vel olim eidem subiectis.” [1]
Trata-se, portanto, de uma exceção à norma litúrgica geral, fundada em indulto apostólico específico, que não autoriza o uso da cor azul em qualquer outra celebração mariana, como, por exemplo, nas memórias de Nossa Senhora de Lourdes (11 de fevereiro) ou da Medalha Milagrosa (27 de novembro). Tais casos foram expressamente excluídos pela Congregação dos Ritos em resposta oficial de fevereiro de 1902[2]:
O uso do azul está restrito à Missa da Solenidade da Imaculada Conceição (8 de dezembro), às Missas votivas em sua honra, e à antiga oitava (posteriormente suprimida);
O privilégio se aplica exclusivamente ao “regno hispanico et regionibus nunc vel olim eidem subiectis”;
Todas as demais celebrações marianas devem seguir o direito comum da Igreja, utilizando-se o paramento branco, conforme afirma a resposta: “albo colore utetur, secundum ius commune, sicuti reliquae Ecclesiae”.
ORDENS RELIGIOSAS
No caso das ordens religiosas que utilizam habitualmente a cor azul na vida real, para que se permita o uso de tal cor nas celebrações dentro de nossa comunidade, será necessário apresentar documento da Santa Sé que conceda tal autorização de forma explícita e permanente.
Sem este documento, não é lícito utilizar a cor azul em celebrações litúrgicas, pois a norma litúrgica universal deve prevalecer sempre que não houver indulto legítimo da autoridade competente da Igreja.
CONCLUSÃO
Esta orientação visa resguardar a unidade litúrgica da Igreja, impedir abusos e garantir que os sinais visíveis da fé católica estejam em conformidade com as normas aprovadas pelo Magistério. Reafirma-se, portanto, que o uso da cor azul em celebrações litúrgicas é proibido no Rito Romano, exceto nos casos excepcionais aqui descritos e devidamente documentados por indulto apostólico.
Unamo-nos, pois, na fidelidade às normas da Santa Igreja, certos de que a obediência ao seu espírito e às suas determinações é também uma forma de verdadeira devoção a Nossa Senhora.
Esta Orientação entra em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.
Dado na Sede dos Escritórios do Dicastério
para o Culto Divino e a Disciplina dos
Sacramentos, aos 23 dias do mês
de junho de 2025.
[ES]
ORIENTACIÓN ACERCA DEL USO
DEL COLOR AZUL EN LA LITURGIA
A quienes lean este documento, gracia y paz de parte de
Dios, el Padre, y de Jesucristo, nuestro Señor.
Ante las dudas recientemente manifestadas por varios fieles de esta comunidad y con el deseo de preservar la sacralidad de la Sagrada Liturgia según las normas establecidas por la Iglesia, presentamos esta orientación pastoral y doctrinal sobre el uso del color azul en los ornamentos litúrgicos.
La Santa Madre Iglesia, con sabiduría, regula cuidadosamente los signos visibles que componen la liturgia, de modo que todos los fieles, por medio de ellos, participen con reverencia y en comunión con la Iglesia Universal. Entre estos signos se encuentran los colores litúrgicos, que expresan los misterios celebrados y los tiempos litúrgicos vividos. Así, el uso de los colores debe obedecer rigurosamente las normas del Rito Romano, sin innovaciones particulares ni adaptaciones no autorizadas.
De esta manera, con el fin de aclarar y orientar con fidelidad a las normas de la Iglesia, se ofrece la siguiente explicación.
NORMA GENERAL
El color azul no está reconocido como color litúrgico en el Rito Romano, conforme lo establecen los principios generales contenidos en los documentos oficiales de la Iglesia, como la Instrucción General del Misal Romano y el Caeremoniale Episcoporum. Los colores litúrgicos ordinarios prescritos son: blanco, rojo, verde, morado, negro y rosado (este último de forma facultativa en el IV Domingo de Cuaresma y el III de Adviento).
EL PRIVILEGIO ESPAÑOL Y SUS LIMITACIONES
No obstante, tras la proclamación del dogma de la Inmaculada Concepción de la Bienaventurada Virgen María por Su Santidad el Papa Pío IX en 1854, se concedió un indulto especial y exclusivo a algunas diócesis de España, como Toledo y Sevilla, para el uso de ornamentos de color azul celeste durante las Misas en honor a la Inmaculada Concepción.
Dicha concesión, de carácter estrictamente disciplinario y limitado, fue un reconocimiento a la fuerte tradición mariana ibérica y a la contribución de los teólogos españoles en la defensa del dogma. Posteriormente, el privilegio fue extendido a ciertas regiones que históricamente pertenecieron al Imperio Español, como México, Perú, Cuba, Filipinas y otras jurisdicciones que puedan demostrar vínculo jurídico o histórico con el llamado "reino hispánico".
En septiembre de 1903, la Sagrada Congregación de Ritos publicó un elenco de sus atribuciones, incluyendo la siguiente autorización:
“Paramenta caerulei coloris permittendi in Missa de Festo aut votiva Immaculatae Conceptionis Beatae Mariae Virginis pro regno Hispanico et regionibus nunc vel olim eidem subiectis.” [1]
Se trata, por tanto, de una excepción a la norma litúrgica general, fundada en un indulto apostólico específico, que no autoriza el uso del color azul en ninguna otra celebración mariana, como, por ejemplo, en las memorias de Nuestra Señora de Lourdes (11 de febrero) o de la Medalla Milagrosa (27 de noviembre). Estos casos fueron expresamente excluidos por la Sagrada Congregación de Ritos en una respuesta oficial de febrero de 1902[2]:
El uso del color azul está restringido a la Misa de la Solemnidad de la Inmaculada Concepción (8 de diciembre), a las Misas votivas en su honor, y a la antigua octava (posteriormente suprimida);
El privilegio se aplica exclusivamente al “reino hispánico y a las regiones que le pertenecen o pertenecieron”;
Todas las demás celebraciones marianas deben seguir el derecho común de la Iglesia, utilizando el color blanco, como lo establece claramente la respuesta: “albo colore utetur, secundum ius commune, sicuti reliquae Ecclesiae”.
ÓRDENES RELIGIOSAS
En el caso de las órdenes religiosas que utilizan habitualmente el color azul en la vida cotidiana, para que se permita el uso de dicho color en las celebraciones dentro de nuestra comunidad, será necesario presentar un documento oficial de la Santa Sede que conceda esta autorización de forma explícita y permanente.
Sin este documento, no está permitido utilizar el color azul en celebraciones litúrgicas, ya que la norma litúrgica universal debe prevalecer siempre que no exista un indulto legítimo concedido por la autoridad competente de la Iglesia.
CONCLUSIÓN
Esta orientación tiene como finalidad salvaguardar la unidad litúrgica de la Iglesia, impedir abusos y garantizar que los signos visibles de la fe católica estén en conformidad con las normas aprobadas por el Magisterio. Se reafirma, por tanto, que el uso del color azul en las celebraciones litúrgicas está prohibido en el Rito Romano, excepto en los casos excepcionales aquí descritos y debidamente documentados mediante indulto apostólico.
Unámonos, pues, en la fidelidad a las normas de la Santa Iglesia, seguros de que la obediencia a su espíritu y a sus determinaciones es también una forma verdadera de devoción a Nuestra Señora.
Esta Orientación entra en vigor en la fecha de su publicación, quedando derogadas todas las disposiciones en contrario.
Dado en la Sede de las Oficinas del Dicasterio para el Culto Divino y la Disciplina de los Sacramentos, a los 23 días del mes de junio del año 2025.
† S.E.R. Mons. Fr. Samuel de Jesus O.deM
Prefetto
†S.Em.R. Antônio Matheus. Card. Carneiro
Segretario