Ao dileto filho José Eliel Gomes, até
então presbítero incardinado à arquidiocese
metropolitana de Aparecida, eleito Bispo titular
de Tébessa e auxiliar da arquidiocese metropolitana
de São Salvador da Bahia, saúde, paz e bênção apostólica.
O Senhor Jesus Cristo, Pastor Eterno da Igreja, confiou aos Bispos, sucessores dos Apóstolos, a missão de apascentar o Povo de Deus, proclamando a Palavra, santificando os fiéis pelos Sacramentos e guiando-os com prudência pastoral. Consciente desta sublime responsabilidade, é dever do Romano Pontífice prover, conforme as necessidades de cada porção do Povo de Deus, pastores dignos e zelosos que, junto aos demais prelados, colaborem na edificação do Corpo de Cristo.
Considerando a necessidade de um novo auxiliar para a arquidiocese metropolitana de São Salvador da Bahia, Sé Primacial do Brasil, reconhecendo o mérito, as qualidades pastorais e a reta disposição de S. Revm.ª, José Eliel Gomes, que tem se destacado pelo zelo apostólico, prudência no ministério e fidelidade à Santa Igreja, decidimos, com a autoridade de nossa função apostólica, elevá-lo ao episcopado.
Assim, nomeamo-lo Bispo titular de Tébessa e auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, conferindo-lhe todas as dignidades inerentes a este ministério episcopal, segundo as normas estabelecidas pelo Código de Direito Canônico e as veneráveis tradições da Igreja.
Determinamos que sua ordenação episcopal se realize no dia quatro de fevereiro do corrente ano, na Basílica Petrina, onde, com a graça de Deus, nós lhe conferiremos o ministério episcopal, sendo observadas rigorosamente todas as normas canônicas e litúrgicas pertinentes, devendo, antes da cerimônia, ser prestado o devido juramento de fidelidade a esta Sé Apostólica.
Encorajamos-te a abraçar este novo encargo com humildade e total dedicação, recordando sempre que o ministério episcopal é um serviço ao Povo de Deus. Que se esforce em colaborar com o Arcebispo Primaz, anunciando a Palavra com clareza, administrando os sacramentos com reverência e guiando o rebanho com caridade pastoral, de modo a edificar a Igreja nesta porção tão importante do Brasil, que traz em sua história a memória viva da primeira Sé Arquiepiscopal desta terra.
Confiamos à acolhida e às orações dos fiéis, religiosos e clérigos desta Arquidiocese o novo Bispo, para que, sob a luz do Espírito Santo, o eleito possa exercer dignamente a missão a ele confiada.
Invocamos sobre o eleito a proteção de nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e de todos os santos e mártires que adornam a história da fé deste povo, rogando a Deus que o assista em seu ministério e o fortaleça em suas responsabilidades.