Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Decreto de Reabilitação | Dicastério para os Bispos

 Prot. N.º 033/2024

DECRETO DE REABILITAÇÃO

Aos que a esta lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.

Os Bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastores das almas e, em comunhão com o Sumo Pontífice e sob a sua autoridade, são enviados a perpetuar a obra de Cristo, Pastor Eterno (Cf. Decreto Christus Dominus, Paulo VI, 2). No contexto da comunidade eclesial, tanto no espaço real quanto virtual, os Bispos são chamados a serem plenas testemunhas de Cristo, o Bom Pastor (Cf. Carta Apost. Episcoporum Institutiones, João Magno, 2, CCM). Dessa forma, compete-lhes escutar com atenção as moções do Espírito Santo, que os chamou ao serviço, zelando pelo rebanho que Deus lhes confiou.

Neste espírito, quando exercem o múnus episcopal em comunhão com o Santo Padre, tornam-se sinais vivos da presença apostólica. A comunhão no trabalho da messe confiada à Igreja exige unidade, discernimento e prudência. Assim, respeitando os carismas individuais, os Bispos desempenham a missão de conduzir a Igreja com sabedoria e zelo pastoral.

Isto posto, tendo em vista tais princípios e usando das faculdades canônicas conferidas pelo Santo Padre CLEMENTE III, por meio deste, decretamos e oficializamos a reabilitação episcopal dos seguintes seguintes senhores, conforme estabelecido no Decreto Ministerium Ordinatum:

I. Mons. Henrique Azevedo Gänswein, como Bispo titular de Castel Mediano;

II. Mons. Gabriel Hoffman Pavan, como Bispo titular de Ficus.

Aos mencionados, que por longo tempo serviram em estado de sacerdotes, restaura-se plenamente o direito e o encargo ao exercício das responsabilidades inerentes ao ministério episcopal. Encorajamos esses irmãos a integrarem-se plenamente ao Colégio Episcopal, perseverando na doutrina, no zelo pastoral e na obediência ao Sumo Pontífice. Que sua sabedoria e vigor sejam uma contribuição fecunda ao bem da Igreja e do povo de Deus.

Este mesmo Dicastério procederá com os trâmites necessários para assegurar a plena reintegração e o acolhimento fraterno dos referidos senhores Bispos.

Invocamos, por fim, a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, modelo de escuta e prontidão ao chamado divino, para que ela os inspire e fortaleça na caridade e na fidelidade à vocação. Que Cristo, o Sumo e Eterno Sacerdote, os sustente no cuidado das almas e na missão a eles confiada.

Dado na Sede dos Escritórios do Dicastério para os Bispos,
aos 05 dias do mês de dezembro de 2024.


 Pietro Albuquerque Card. FERRAZ
Praefectus
 
 
Mons. Jonathan B. Godoy
Secretarium