Aos diletíssimos filhos da Ordem Franciscana, e a todos que lerem estas letras, saúde e paz, e bênção apostólica.
“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15) Visto que Deus sapientíssimo quis que os homens redimidos pelos dolorosos tormentos de seu filho Jesus Cristo fossem conduzidos à salvação eterna pelo maternais desvelos da Santa Igreja, também nós que por autoridade divina governamos o leme da sociedade cristã, com empenho nos dedicamos e insistimos a fim de que nos fiéis de Cristo haja condições propícias para fomentar a piedade e colher os frutos da redenção.
Por este motivo, após ouvir o parecer dos veneráveis irmãos do Colégio Apostólico, pedido a esta Sé Apostólica que na região daquela circunscrição eclesiástica manauara se fundasse uma nova extensão, nós, após diligente consideração da ideia tendo ouvido nossos veneráveis irmãos cardeais da Santa Igreja Romana dirigentes da Sagrada Congregação Consistorial, suprindo o consenso daqueles que neste assunto se julguem ter algum direito com nossa autoridade suprema, resolvemos e determinamos quanto se seguem.
CONSTITUÍMOS a Vicariato Apostólico de Belém e deve confinar-se pelos mesmo limites que os municípios e paróquias da região periflorestal da cidade de Belém, no Pará, de que se compõe conforme e delimitam atualmente por lei civil. A sede do novo vicariato será na mesma cidade, onde o Vigário Apostólico estabelecerá seu domicilio, edificará sua autoridade e ensinamento no templo que chama-se de Vicariato da Imaculada Conceição a qual com justa honra se elevará à Catedral-Vicariática. Concebemos os devidos direitos à igreja constituída bem como ao seu antístite a quem assumirá os encargos do oficio administrador, gozando dos ofícios de aprovações e nomeações.
Há de se ressaltar a oposição entre a fundação de uma diocese particular, prelazia ou Vicariato. Optou-se pela fundação de um Vicariato neste território amazônico, visto a necessidade da área e da Igreja em geral no acolhimento das vocações sacerdotais nas regiões nortenhas belenenses. Por isto, ordenamos e impomos grave obrigação que em nova circunscrição se constitua um seminário que acolha vocações para esplendor das cerimônias da Madre Igreja e sirva de ajuda ao Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo sendo a esperança de toda a igreja.