IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
Ao dileto irmão, Daniel Souza Bezerra,
nomeado Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, e a todos que desta tomarem
conhecimento, saudação e bênção apostólica, da parte de Deus.
''Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.'' (1Cor 12,12-14).
Nós somos verdadeiramente o Corpo de Cristo, a Igreja em missão. Somos os membros da Santa Igreja, e estamos todos unidos em um só Corpo e em um só Espirito, o de Verdade e de Unidade. Desse modo, não adianta cisões, desrespeito, pois isso só macula o Corpo santo e místico da Igreja, Nosso Senhor. Todos nós somos importantes para a evangelização.
Assim, cientes dessa evangelização que devemos abraçar, depois de grande analise, posterior à transferência do Emmo. Dom Evaldo Cardeal Habsburgo para a Nunciatura Brasileira, que vinha trabalhando como pastor da Arquidiocese de Rio de Janeiro, vi à necessidade pastoral de nomear um Arcebispo, afim de prosseguir a anunciação do Reino de Deus para o povo desta circunscrição, que é um dom e um chamado divino para cuidar do rebanho até a vinda do Salvador.
Assim, analisando às necessidades do clero particular fluminense, vimos por bem nomear-te, como Arcebispo Metropolitano da supracitada Arquidiocese, gozando de todos os direitos, e tendo o dever de estar em comunhão com todos, e prosseguir o anúncio do Reino.
Por fim, exorto que todos vós, rebanho desta Igreja Particular Carioca, para que escutem a voz de Jesus, o Bom Pastor, na pessoa de seu Arcebispo. Ele cuidará de vós na oração pessoal, comunitária e ainda no amor que temos uns pelos outros.
Que o Bom Pastor olhe por cada um de vós e derrame as suas bênçãos e graças neste novo tempo em que vivenciais, e que olhando para essa nova oportunidade que o Senhor vos dá, possamos com o coração agradecido, ofertar ao Senhor sempre o nosso louvor e o nosso trabalho.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e seis dias do mês de junho, ano da graça do Senhor de dois mil e vinte quatro, primeiro de nosso Pontificado.