Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Carta - Christi Communicatores | Dicastério para a Comunicação













Prot. N.º 01/2024


12 de maio de 2024,     
Cidade do Vaticano.     


CARTA - CHRISTI COMMUNICATORES
PELA OCASIÃO DO 58º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
A TODOS OS MEMBROS DE NOSSA COMUNIDADE

PROÊMIO

1. A Igreja nos convida de forma aberta e clara a celebrarmos neste 12 de maio o “Dia Mundial para as Comunicações Sociais”, principalmente quando estamos imersos na realidade virtual, em que, de qualquer forma, somos expostos aos métodos de comunicação, seja ela visual ou textual, como formas de expressão de nossas relações sociais.
2. Sabemos que, em meio a esta revolução tecnológica, a ciência e o progressismo se apresentam como os “potentes senhores” de nossa realidade atual, e por vezes, esquecemos da nossa humanidade, daquilo que torna sensível as nossas comunicações sociais.

AS COMUNICAÇÕES E O AVANÇO TECNOLÓGICO: 
TRAÇOS DE HUMANIDADE 

3. Em meio a todas as inovações apresentadas, através do avanço tecnológico das Inteligências Artificiais, que nada mais são do que tentativas de exprimir a genialidade e capacidades mentais humanas, mesmo que em ínfimos graus, ainda sim conseguem suprir, ao menos o básico das nossas “comunicações”.
4. Existem dimensões da comunicação humana que são intrínsecas a realidade neural de quem possui o “intelecto nato”, em outras palavras, há detalhes que as máquinas não podem suprir em detrimento às realidades da comunicação humana, em geral, apesar do medo de uma “substituição”, existem detalhes importantíssimos que não poderão ser feitos pelo intelecto artificial.
5. Um destes aspectos é justamente os sentimentos e emoções, objetos únicos e imutáveis a condição da alma intelectual humana, aquilo que nos difere da criação em geral, e nos aproxima da realidade Divina, em outros termos, o que nos dá “imagem e semelhança de Deus”.

AS COMUNICAÇÕES E O ANÚNCIO DO EVANGELHO: 
NOSSO TESTEMUNHO FIRME

6. Enquanto comunicantes do Reino de Deus, há diversas formas de levar o testemunho da vida e do encontro com o Cristo Ressuscitado, entre elas, a comunicação humana, seja visual ou textual. O maior exemplo desse tipo de relação são as Cartas Paulinas, onde o Apóstolo exercia seu papel de testemunha plena do Cristo Ressuscitado às comunidades onde estabeleceu este primeiro contato através de suas cartas escritas. 
7. Assim também a Igreja fez e faz por estes tempos, e mais ainda, utiliza-se do meio virtual para proclamar também que o Ser Humano necessita do encontro com Cristo, e que o verdadeiro cristão deve não só pregar o Cristo Ressuscitado, mas ter um reencontro com ele, e anunciar o testemunho de seu reencontro através dos novos meios de comunicação social, do qual estamos todos inseridos.

AS COMUNICAÇÕES E A COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT: 
ANUNCIANDO AOS CONFINS DA TERRA

8. Havia no início do milênio uma preocupação com a evangelização no “novo continente” que se apresentava na Internet, e nada mais justo que nós, “geração eleita” e inserida no seio da realidade virtual, sejamos os desbravadores deste “novo continente”, e sejam nossas “Caravelas Digitais”, as redes sociais e principalmente os jogos, ponto de encontro das gerações Z e alpha.
9. E com isso, realizamos nosso apostolado do mais mínimo, publicando uma foto, fazendo um vídeo curto ou comentando brevemente em um texto sobre a reflexão diária, ou no máximo ao acolher um novo membro e direcioná-lo às formações para preparar-se para a evangelização virtual. Assim se deve-se dar o nosso ministério digital, que é propagado a todos, desde os cardeais e bispos aos padres, religiosos e leigos de nossa comunidade.  
10. Logo, é também fator fundamental de nossa evangelização, a presença nas redes sociais!

COMUNICAR AO HOMEM, CHEGAR AOS CORAÇÕES: 
A IMPORT NCIA DO “TOQUE HUMANO” NAS TECNOLOGIAS

11. A medida que compreendemos este processo de modernização e de readequação da realidade humana a todo o tipo de tecnologia implementada, seja nas indústrias, nas residências ou no próprio comércio, é mais que nítido perceber o distanciamento da interferência humana, que é justamente aquilo que torna atrativo e encantador ao consumo e ao aproveitamento.
12. Da mesma forma, devemos ter essa “expertise”, em cativar os corações para o Senhor, utilizando-nos dignamente das ferramentas digitais, mas ainda sim, imprimindo nelas as nossas características que tornam dóceis e conquistáveis o Anúncio da Boa Nova de Cristo aos povos.
13. É por esta razão que, as novas tecnologias não alcançam a perfeição do intelecto humano, tanto porque não temos conhecimento total de nossa intelectualidade, tanto também porque, ao fazermos isso, buscamos nos assemelhar a Deus em sua infinita bondade na criação do universo, e isso nos afasta dEle e de seu verdadeiro amor.

CONCLUSÃO

14. Usemos pois, irmãos, ao nosso favor, os bons modos e toda a ferramenta a nós disponível, através do que se apresentam as novas tecnologias, para levar no “novo continente”, em nossas “caravelas digitais” a missionariedade que trazemos como carisma, e o ardor do Espírito para proclamar o Cristo que por nós morreu e para Glória do Pai, ressuscitou dentre os mortos, e caminha conosco dia a dia.
15. Aproveito o ensejo para exortar, aos irmãos bispos diocesanos e demais responsáveis pelos meios de comunicação das Dioceses e Famílias Religiosas, que busquem estar mais presentes nos meios de comunicação, e que este dicastério está de portas abertas a aconselhar e orientar aqueles que não sabem ou não entendem ainda como podemos trilhar este caminho de evangelização.

                                                                    
 Alexsander Felipe
   Prefeito