PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
Eminentíssimos senhores Cardeais, excelentíssimos senhores Bispos, reverendíssimos presbíteros e diáconos, amados religiosos e caríssimos irmãos que tomarem conhecimento desta, saudação e benção no Senhor.
No seguimento do Mestre, porém, nos deparamos com muitos momentos. Os momentos de sofrimento e dor, de alegria e glória, contribuem para a nossa formação como discípulos de Jesus. É preciso que compreendamos, cada um de nós, que todos passamos por esse ciclo de momentos também em nossa realidade. Do mesmo modo, as Sagradas Escrituras nos dizem sobre os diversos tempos e momentos da vida, comparando-a a semente. É belo o gesto de um pastor da Igreja reconhecer suas limitações e considerar melhor afastar-se do serviço. Não num “afastar-se” sofrido, mas num “afastar-se” glorioso. Glorioso pois é o reconhecimento de uma etapa concluída e de uma missão dada pelo Senhor, realizada.
Diante do exposto, DECRETAMOS a emeritação de Dom Klynio José Foerster e Dom Jonny Salles, que passa a ter validade a partir da publicação deste decreto. Uma vez publicado o presente decreto, os mencionados bispos passam ao estado de emérito, não possuindo mais direito a voz, mas passiva na comunidade. Conserva-se todos os direitos e deveres enquanto emérito, segundo as disposições deste pontificado e do pontificado de meus predecessores.
Não obstante, rendemos graças pelo pleno exercício de seus ministérios até aqui e colaboração com a Igreja de Cristo. Rogamos pelas copiosas bênçãos em seus respectivos descansos e enaltecemos o exemplo que destes ao solicitar emeritação à Sé Apostólica, reconhecendo que não mais detinham tempo para o exercício salutar do ministério episcopal.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos nove dias do mês de Abril do Ano Santo Jubilar do Senhor de dois mil e vinte e quatro, e segundo de nosso pontificado.