PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
Na passagem de Atos dos Apóstolos que vemos hoje na primeira leitura, nos suscita a sair para evangelizar, motivados pelo Espírito Santo. Como pastores, devemos sempre estar à escuta deste espírito que sempre nos chama ao serviço e a prática evangélica do amor. Dessa forma, a medida em que somos chamados a esse serviço, também temos que ter o firme comprometimento com o que nos diz o Senhor, avaliando as suas monções e discernindo o que nos pede, para que, estando sob o amparo do Espírito Santo, possamos ser instrumentos de salvação para os povos.
Sendo assim, observando as inquietações da Igreja Particular de Salvador e as necessidades de mais um bispo que somasse mais ao trabalho desta Arquidiocese Primaz do Brasil e considerando a orientação do Dicastério para os Bispos e do Colégio Episcopal, é com imenso prazer que te nomeamos para ocupar a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e titular de Garriana, atribuindo a ti todas as responsabilidades e obrigações vinculadas a tão nobre dever.
Outrossim, dedique-se à missão a ti confiada e, de acordo com o cânone
405, §2, assista com solicitude pastoral ao Bispo Arquidiocesano no governo da
diocese. Que Maria, modelo das vocações, sempre esteja ao seu lado apontando o
caminho certo a seguir: Cristo, o Senhor.
Além do que foi posto, desejamos que esta sua nova missão seja um trabalho que incite ainda mais este exercício contínuo de discernimento e formação que lhe é dado por Cristo. Instigamos-te a sempre, mais e mais, colocar-se com prontidão ao serviço do povo de Deus. Que Maria, primeira cristã, seja exemplo em sua caminhada e interceda por ti ao Senhor da Messe.
Dado e passado em Roma, aos vinte e quatro do mês de janeiro, do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, ano jubilar de nossa comunidade, segundo de nosso Pontificado.
Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs