DECRETO PAPAL
Sanctuarium Sanctum in Domino
PELO QUAL REABRE A ARQUIDIOCESE
DE APARECIDA
PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
AD PERPETVAM REI MEMORIAM.
A todos que esta lerem ou desta tomarem
conhecimento, saudação e bênção apostólica.
"No qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um Santuário santo no Senhor" Ef 2,21.Considerando a grandiosidade do "magnificentíssimo sinal" da Santa Cruz, resplandecente sobre os corações devotos, reconhecendo-o como sinal de salvação e esperança, e observando a necessidade pastoral, eis que nos dirigimos a vós com amor paternal e pastoral. A Cruz, outrora símbolo de maldição, desolamento e vergonha, transformou-se pela graça divina em sinal de vitória, benção e alegria. Assim como nos ensinou o grande apóstolo Paulo, a loucura da Cruz transcende a sabedoria humana, sendo a fonte da justificação para todos nós, pela oferta sacrificial do próprio Deus.
Recordamos a vitória de Constantino sobre o usurpador Magêncio, cujo triunfo foi marcado pelo "grande sinal no céu" da Santa Cruz, resultando no Édito de Milão e na liberdade para os cristãos após séculos de perseguição. A Ressurreição daquele que foi crucificado transfigurou a Cruz em símbolo da vitória da vida sobre a morte.
Portanto, atendendo ao nosso dever pastoral, e reconhecendo o apreço por vossa circunscrição, decidimos estender a obra redentora da Cruz ao povo de São Paulo, com especial atenção ao Brasil. Neste sentido, é com grande alegria que REABRIMOS a Arquidiocese de Aparecida, na cidade de Aparecida, São Paulo, Brasil, tendo como sede o Santuário Nacional de Aparecida. Esta Igreja Santa, sob a direção do Arcebispo Metropolitano e seus auxiliares, abrangerá todo o território da cidade de Aparecida e Guaratinguetá, proporcionando uma evangelização concreta e frutífera. Que esta iniciativa fortaleça os laços espirituais entre as terras brasileiras e o Santuário Nacional de Aparecida, sendo um farol de fé e esperança para todos os filhos e filhas desta nobre cidade.
Nessa perspectiva, ao reconhecer a importância de responder com prontidão ao chamado de Deus, considerando as necessidades pastorais da Arquidiocese de Aparecida, utilizando nossa autoridade apostólica e seguindo a orientação do Dicastério para os Bispos, é com grande satisfação que te nomeamos, Emmo. Dom Pedro Schneider Parolin, para assumir o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, atribuindo a você todas as responsabilidades e obrigações inerentes a essa nobre função.
Além do que foi posto, desejamos que esta sua nova missão seja um trabalho que incite ainda mais este exercício contínuo de discernimento e formação que lhe é dado por Cristo. Instigamos-te a sempre, mais e mais, colocar-se com prontidão ao serviço do povo de Deus. Que Maria, a Mãe Aparecida, primeira cristã, seja exemplo em sua caminhada e interceda por ti ao Senhor da Messe.
Exortamos a todos os fiéis a se unirem neste empreendimento, propagando a Boa Nova da Cruz, que é a Nova Lei fundamentada no Sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. Que esta ação pastoral contribua para o florescimento espiritual do povo de Deus em Aparecida e em toda a Brasil.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos três dias do mês de março do Ano Santo Jubilar do Senhor de dois mil e vinte e quatro, e segundo de nosso pontificado.