PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,
aos que esta lerem ou desta tomarem
conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Em virtude da responsabilidade pastoral que recai sobre os ombros da Santa Sé e movidos pelo zelo pela verdade, inspiramo-nos na sabedoria divina contida na Sagrada Escritura, a fim de retificar equívocos que possam surgir no seio da Igreja. Como nos adverte São João em sua epístola, "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). Nessa afirmação divina, encontramos a raiz de nosso compromisso com a verdade, pois é através do reconhecimento e seguimento do Caminho que alcançamos a verdadeira vida em Deus. Diante dessa luminosa exortação, a presente Bula, intitulada In Veritate Libertas, tem como propósito revogar e anular os decretos denominados "Pastorali-historicus" e "Comunicado", ambos arquivados sob o Protocolo N.º 001/2023 e 002/2023, respectivamente, no Arquivo Apostólico Vaticano.
É com pesar que reconhecemos a necessidade desta ação, baseada em uma análise criteriosa dos referidos documentos, que revelou a presença de inverdades, conteúdos manipulatórios e a promoção pessoal do Cardeal Henrique Gänswein, prefeito do Arquivo Apostólico Vaticano. Conscientes de nossa missão de guiar o rebanho de Cristo com integridade e discernimento, declaramos o seguinte:
Considerando o dever pastoral que nos é confiado, em conformidade com as palavras do Divino Mestre e em virtude da autoridade apostólica que nos foi conferida, declaramos solenemente a revogação e anulação dos decretos mencionados, a saber, "Pastorali-historicus" e "Comunicado", arquivados sob o Protocolo N.º 001/2023 e 002/2023, respectivamente, no Arquivo Apostólico Vaticano.
Essa medida se fundamenta na necessidade de preservar a verdadeira doutrina da fé católica, afastando quaisquer elementos que possam distorcer a mensagem divina. Ressaltamos que esta ação não é um julgamento pessoal, mas um ato de responsabilidade pastoral visando à pureza da fé e à autêntica busca pela verdade.
Recomendamos aos fiéis que permaneçam firmes na fé, confiantes de que a luz da verdade, que é Cristo, continuará a orientar a Igreja em sua jornada rumo à salvação. Que a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vós.