Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

Celebração da Palavra | Livreto Litúrgico

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA E ENTREGA
DA BULA DE CONDECORAÇÃO

————————————

RITOS INICIAIS

1. Reunido o povo, o monsenhor e o presidente dirigem-se ao altar com os ministros, durante o canto.

2. Chegando ao altar e feita a devida reverência, todos dirigem-se às cadeiras e se inicia o rito:

Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres: A paz esteja convosco.
Ass:  E com teu espírito.

ORAÇÃO INTRODUTÓRIA

3. Terminado os cumprimentos, o presidente diz:

Pres: Oremos. Senhor nosso Deus que pela efusão do Espírito Santos continue derramando vossas graças sobre este vosso servo, a frente de seu ministério sacerdotal para a constante edificação da vossa Santa Igreja e do vosso santo sacrifício. Por nosso Senhor Jesus  Cristo, vosso Filho, que  é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

4. O leitor dirige-se ao ambão para a leitura do Evangelho, que todos ouvem sentados.

Leitor: Escutai a palavra do Senhor, do Evangelho segundo Lucas. Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: ⁴⁹“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! ⁵⁰Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! ⁵¹Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. ⁵²Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ⁵³ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

REFLEXÃO

5. O presidente faz uma reflexão sobre o Evangelho e sobre a condecoração.

ENTREGA DA BULA DE CONDECORAÇÃO

6. Após a reflexão, um clérigo designado se dirige ao ambão, onde lê ao povo a Bula Pontíficia.


PAVLVS, EPISCOPVS,
SERVVS SERVORVM DEI,

ao dileto filho Diogo Eugênio Ferreti, condecorado à Prelazia de Honra de Sua Santidade, saudação e bênção apostólica.

“A perene aliança de Cristo com sua Igreja tem como sinal o seu Sacerdócio eterno” (cf. Ef. 5, 24-25), que Ele próprio concede ao seu povo. Diante disso, inúmeros títulos durante a história da Igreja foram utilizados para enriquecer e dignificar ainda mais os diversos ministérios espalhados pelos Dicastérios e Circunscrições Eclesiásticas deste redil.” (Motu Proprio Ordine ad Presbyteros, n.º 1).

Aprouve-nos, guiados pela inspiração da Providência Divina, que nos permitiu assumir este papel pontifício em Minecraft, e levou-nos a direcionar nossa atenção às necessidades de toda a comunidade católica.

Portanto, em reconhecimento ao trabalho a ser realizado pelo sacerdote Diogo Eugênio Ferretti na Cúria Romana, em acordo com o Motu Proprio Ordine ad Presbyteros n.º 6 §1, o condecoramos com o título de Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade, pelo período em que exerce algum ofício na Cúria Romana.

Esperamos que essa condecoração da Santa Igreja Romana eleve a vossa dignidade presbiteral, concedida durante sua ordenação, e que não se torne motivo de glória ou engrandecimento próprio, mas de serviço. Além disso, dentre o prazo de uma semana, deve entrar em contato com a Prefeitura da Casa Pontifícia para organizar a cerimônia de entrega da Bula de Nomeação, a ser presidida por nosso legado.

Por fim, rogamos as bênçãos e inspirações do Paráclito, da mesma maneira que desceu em línguas de fogo sobre os apóstolos e Maria Santíssima, capacitando-o a ser pescador de homens e missionário da palavra de Deus.

Dado e passado em Roma, aos vinte e cinco dias do mês de outubro, do ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso Pontificado.



Pavlvs Pp. II
Pontifex Maximvs



Henricvm, Episcopvs Albanensis,
Cardinalis GÄNSWEIN




7. Tendo sido lida a Bula, o monsenhor se aproxima do presidente, se ajoelha e recebe, em silêncio, sua Bula.

8. Após a entrega, o monsenhor saúda o presidente e retorna a seu lugar.

ORAÇÃO FINAL

9. Terminado os cumprimentos, o presidente diz:

Pres: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Pres: Deus, cujo caminho universal é sempre a misericórdia e a verdade, sustenta os dons da vossa obra, e o que não é possível à fragilidade humana concilia, misericordioso, com a vossa graça, para que este vosso servo, edificando constantemente a vossa Igreja, brilhe fecundo na integridade da fé e iluminado na pureza da mente. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

BÊNÇÃO FINAL

10. Encerrando a celebração o presidente concede a bênção:

Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: E com teu espírito.

Pres: Seja bendito o nome do Senhor.
Ass: Agora e para sempre.

Pres: O nosso auxílio está no nome do Senhor.
Ass: Que fez o céu e a terra.

Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
Ass: Que fez o céu e a terra.

11. Conforme o costume, canta-se a antífona Mariana “Salve Regina”.