IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho, Edivaldo Bergoglio Wojtyła, até aqui incardinado na
Prelazia de Monte Carlo, nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Overland,
e a todos que desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica
A graça Divina é infusa nos corações dos fiéis através do Espírito Santo, que é disperso pelos sacramentos da Santa Madre Igreja em todo o rebanho. “Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja com o envio dos Apóstolos (Cf. Lc 10,1-11) como Ele fora enviado pelo Pai (Cf. Jo 20,21)”. Assim, a graça do sacramento da Ordem, ao ser atingida em plenitude pelo episcopado, produz no ministro o ardor em difundir o Santo Evangelho do Senhor. Para isso, são necessários pastores leais, santos e convictos na fé católica, para que, em comunhão com a Santa Igreja, sejam autênticos mensageiros da boa-nova. Desse modo, atento às necessidades pastorais dessa grei do Senhor, possa auxiliar no pastoreio e salvação das almas dos fiéis.
Veio a nós o pedido por parte do eminentíssimo Dom Frei Rikelme Santos Cardeal Feitosa, CCMI, Bispo Diocesano de Overland, que lhe enviasse um Bispo para ajudá-lo na missão de pastorear aquela circunscrição eclesiástica. E tu, dileto filho, ornado dos dotes necessários para bem desempenhar este ministério, nos mostra ser idôneo para o múnus episcopal como nos cita o código de direito canônico da Santa Igreja.
Portanto, após ouvir o parecer do Colégio Apostólico, e exercendo nossa autoridade apostólica, nomeamos-te Bispo Auxiliar da Diocese dos Santos apóstolos André e Pedro de Overland, titular de Cantaduva, com todos os direitos e deveres reservados para este sagrado ofício que lhe é confiado.
Deves, logo depois que receber esta bula de nomeação episcopal, anunciar a sua nomeação a todo o clero e ao povo de Deus, e damos parecer para que possas receber a Ordenação Episcopal por qualquer Bispo legitimamente ordenado, dentro ou fora dos muros de Roma, sendo antes diligentemente observado as normas litúrgicas e feito o devido juramento de fidelidade a nós e a aos nossos sucessores.
Por fim, dileto filho, exortamos que trabalhe com zelo e atenção as necessidades, não deixando-se corromper ou atrapalhar-se pelos obstáculos e desafios, tendo sempre como ponto norteador e segurança as sagradas escrituras, recordando: "Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas" (Cf. Jo 10-7), doutrina o povo, conduz o rebanho com atenção, busca e reconduz as ovelhas extraviadas, tendo sempre com ternura a Virgem Maria.
Sem mais, pedimos que a Mãe de Deus o proteja e, por sua celestial intercessão, lhe dê a esperança e a alegria necessárias para se dedicar ao seu trabalho missionário em nossa realidade virtual.
Dado e passado em Roma, no Palácio Apostólico, a quinze de janeiro do Ano Santo Vocacional de dois mil e vinte e três, segundo de nosso Pontificado.