DOM EVALDO VON HABSBURGO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE ALBANO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS
Ao Exmo. Revmo. Victor Hugo, e a todos os irmãos, saúde e paz.
Esta Sagrada Congregação para a Causa dos Bispos, responsável “das matérias que se referem a constituição e a provisão das Igrejas particulares, bem como ao exercício do múnus episcopal na Igreja. [...] àquilo que diz respeito ao reto exercício do múnus pastoral dos Bispos, oferecendo-lhes toda a colaboração, foi incumbida de averiguar as denúncias apresentadas ao Santo Padre quanto ao comportamento do exmo. bispo Victor Hugo, até aqui bispo-auxiliar da prelazia de Monte Carlo.
Tendo o Santo Padre ouvido o conselho deste sagrado dicastério, considerando a necessidade da fraternidade e obediência ao que é constituído por mercê de Deus e da Sé Apostólica, aos cuidados de prefeitos e presidentes dos dicastérios da cúria, considerando que a prefeitura da Congregação para os Bispos, na pessoa de seu prefeito, age enquanto legatus de Sua Santidade, repreender quaisquer descumprimentos das normativas e orientações impostas ao colégio episcopal com a finalidade última de orientar os bispos, pastores das igreja, na retidão de seu múnus. Desta forma, considerando o comportamento de Dom Victor Hugo perante este sagrado dicastério, aprouve o Santo Padre, o papa João considerar necessário a imposição de sentenças cabíveis ao supracitado bispo. Destarte, DECRETO a suspensão a divinis do epíscopo Victor Hugo no período de 11 dias a partir da publicação deste presente decreto, não podendo o mesmo segundo as normas do direito, tomar parte em qualquer presidência ou concelebração eucarística enquanto perdurar a pena.
Sem mais, rogamos a Deus que possa voltar-se com piedade a graça do Paráclito. Voltamos nossa súplica a Maria, Virgem Santíssima, que roga por nós, a fim de que possa guiar vossos pensamentos e ações neste tempo. Assim, conseguiremos manter nossa comunhão, respeito e obediência devida. Inspirando-nos nas palavras do apostolo que nos diz: "Saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo e inabalável sustentáculo da verdade. Inerência da Igreja: Ela é a coluna e o inabalável sustentáculo da verdade... (I Tim 3, 15)
PUBLIQUE-SE, CUMPRA-SE, ARQUIVE-SE.
Dado e passado em Roma, no gabinete da Congregação para os Bispos, na via da Conciliação,
aos cinco dias do mês de dezembro do ano Santo Vocacional de 2022, sob a coroa de João, papa.
aos cinco dias do mês de dezembro do ano Santo Vocacional de 2022, sob a coroa de João, papa.
+Evaldo von Habsburgo
Praefectus