IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
“ANNUNTIATE SALUTEM”
PELA QUAL SE PROCLAMA E DECRETA O
ANO SANTO VOCACIONAL DE 2023
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
A todos que desta lerem ou desta tomarem conhecimento, saudação e bênção apostólica.
Escrevemos copiosamente a vós esta Carta, para nos atentarmos a necessidade fundamental de nosso Apostolado. Como é de saber todos, temos o dever e a obrigação como cristãos de levar a vida do Evangelho a toda criatura, uma ordem vinda diretamente do Nosso Mestre, como é descrito por São Marcos:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Cf. Mc 16,15).
Amparado com a força que vem do Espírito Santo (Cf. At 1,8), temos o que é necessário para buscar da escravidão, da imundice e dos males deste mundo, os pecadores, que em sua miséria necessitam da misericórdia do Senhor. Para tal, nós, como cabeça do corpo visível da Igreja, em conformidade com nossa missão de Pastor e guia do Rebanho de Cristo, proclamo e decreto que a todos deste Apostolado, condicionados pela Graça do Senhor, filhos de Deus pelo Batismo e confirmados com o fogo do Espírito Santo na unção do Santo Óleo do Crisma, venham buscar em cada um de nós e aos que nos são dados por Deus a pregação do Evangelho e a busca da Vocação Universal, que é a Santidade. Para isso dedico o Ano Santo de 2023 para vivermos intensamente as vocações, como é descrito no Sagrado Concílio Vaticano II:
“Esta santidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve manifestar-se, nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos. A prática destes conselhos, abraçada sob a moção do Espírito Santo por muitos cristãos, quer privadamente quer nas condições ou estados aprovados pela Igreja, leva e deve levar ao mundo um admirável testemunho e exemplo desta santidade.” (Cf. LG, 5.39).
Sob a Proteção da Santíssima Virgem, e dotado da graça pela presença de nosso Senhor na pessoa do Espírito Santo, proclamo São José como nosso Patrono para as vocações, para que pela sua mão poderosa e paterna, venha guiar a Igreja para o “sim” que nosso Senhor tanto nos pede a dizer. Sim a vida, sim a Igreja, sim a santidade e um sim a renegar o mundo em prol da salvação de nossa alma e a de nossos irmãos.
Portanto, deixamos a vós, meus irmãos, mais uma vez este chamado a busca pela santidade universal e pela necessidade de unirmos em prol da evangelização, em prol do amor e da vivência das virtudes do Espírito Santo em nossa vida como Cristãos, como nos alerta o Santo Apostolo:
“A fé sem obras é morta” (Cf. Tg 2,26).
Por fim, deixamos a vós a nossa benção, e Rogamos ao Paráclito para este ano de 2023 seja frutuoso nas vocações e na nossa vivência como comunidade, mas acima de tudo, que seja frutuoso para nossa santificação.
Dado na cidade apostólica de Roma, junto do beato Apóstolo Pedro, aos 27 dias do mes de novembro, de 2022, primeiro de nosso Pontificado.
+ IOANNES PP.
Servus Servorum Dei