IOANNES, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho, Dom Miguel Diniz, até aqui Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, nomeado Arcebispo Metropolitano da mesma circunscrição, saudação e bênção no Senhor.
Sendo do nosso interesse de pastor e pai da Igreja Universal não deixar que nenhuma Igreja Particular fique sem seu legítimo pastor, voltamos nossos olhares para a Igreja de Brasília. A Arquidiocese, na capital brasileira, deverá estabelecer diálogos com os poderes da Monarquia e demais situações encontradas na realidade da mesma Igreja, buscando, assim, aproximar mais toda a sociedade e também todas as pessoas inseridas no contexto da Arquidiocese, do Evangelho de Jesus Cristo. Para cumprir com tal função, é necessário um pastor zeloso e ativo, capaz de desgastar-se no sagrado múnus episcopal.
Vimos em ti, querido filho, os dons que são necessários para suprir as necessidades da Igreja brasiliense, além de um destemido espírito apostólico e por isso, tendo ouvido o parecer da Congregação para os Bispos e usando de nossa autoridade apostólica, te NOMEAMOS Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Brasília, com todos os direitos e deveres inerentes a este mesmo ofício. Deves vir a Roma receber de nossas mãos o Pálio pastoral, símbolo do serviço que o Metropolita exerce em sua província eclesiástica. E tomar posse de seus devidos ofícios, em cerimonia oportuna, observando o juramento de fidelidade a nós e a nossos sucessores.
Confiamos a ti e a toda a Arquidiocese Metropolitana de Brasília ao patrocínio de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e dos apóstolos Pedro e Paulo, e de São João Bosco, co-patrono arquidiocesano, dos santos e santas brasileiras e todos os santos e santas de Deus.
Dado e passado em Roma, na memória de São Januário, dezenove dias do mês de setembro do ano Sacerdotal de 2022, primeiro de Nosso pontificado.
+ Ioannes PP.
Eu o subscrevi,
Evaldo von Habsburgo
Pref. Congregação para os Bispos