P I U S E P I S C O P U S
S E R V U S S E R V O R U M D E I
Ao arrependido filho, Vinícius Rocha, e a todos que estas letras lerem, saudação e bênção Apostólica.
“De fato, todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus” (Hb 5,1)
Jesus é o Sumo e Eterno Sacerdote. Pelo sacramento da Ordem, o sacerdote torna-se o representante legítimo de Cristo, o ungido do Senhor. Quando este preside a celebração dos sacramentos, principalmente a Eucaristia e a reconciliação, age in persona Christi, ou seja, na Pessoa de Cristo, fonte de onde provém a vida para todos os membros da Igreja. Portanto, estes devem falar e agir não por autoridade própria, nem sequer por mandato ou delegação da comunidade, mas na Pessoa de Cristo e em nome da Igreja. Sendo assim, o sacerdócio ministerial difere essencialmente, não apenas em grau, do sacerdócio comum dos fiéis, para o serviço no qual Cristo o instituiu.
Os sacramentos da Igreja ora são presididos, ora são assistidos pelos ministros ordenados; desta forma, para a vida da Igreja e dos fiéis é indispensável que haja homens dispostos a se doar inteiramente ao Evangelho. Sendo assim, levando isso em consideração, pensando no bem da Igreja e dos seus membros e também atendendo o pedido do Sr. Vinícius Rocha, DECRETO que o já citado seja reabilitado ao Colégio Presbiteral. Que o Revmo. Presbítero seja enviado à Diocese de Roma, e lá, seja devidamente nomeado. Deveis a partir de hoje, cumprir com todos os deveres e gozar com todos os direitos de tal grau do sacramento da Ordem, lembrando-se sempre que o presbítero é o ministro da santificação. Usando da expressão do apóstolo São Paulo, ele é o dispensador dos mistérios de Deus, dos bens salvíficos que nos chegam pelos sacramentos.
Exorto-vos ainda, que governeis o povo a ti confiado não como funcionários, mas com a autoridade do pastor. O rebanho não o pertence, mas a Cristo. Sedes, pois, sal da terra e luz do mundo.
Sem mais, rogo a Intercessão de São João Maria Vianney, exemplo de cristão e sacerdote sobre vós. E rogo para que a Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, vos ajude a bem trabalhar em prol do Reino do seu Filho.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos cinco de Abril, do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022, primeiro de meu Pontificado.