DOM OTAVIO SILVA CARDEAL SOUSA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS
A todos que lerem este decreto, saúde e bênçãos.
Sabemos que ao confiar a Pedro as chaves do céu, Jesus em sua plenitude divina o concede o ofício de Pastor Supremo de sua Igreja, e dá o poder de chefia-la, desligando de seu corpo aqueles que não querem professar a mesma fé, ou se rebelam contra ela.
Sob a Fé Apostólica, os papas continuamente desde Pedro, governam, exortam e pastoreiam os fiéis, sendo o maior sinal visível da unidade do Corpo de Cristo que é a Igreja. Desta maneira, toda comunidade cristã católica deve estar envolta do Romano Pontífice, e sobre ele reclinar seu lado e sentir-se o odor do Cristo que fala por seu Vigário.
Entretanto, muitos de nossos irmãos no episcopado, não querem nem se dar o luxo de demonstrar ao povo sua comunhão com o Sucessor de Pedro, uma vez que muitos nem o respeito, clausula básica dos Diretos Humanos, anseiam em dar ao Romano Pontífice e por meio deste, rebelam-se contra o augusto vigário terreno de Cristo.
Por isso, tendo base nas primícias da Fé, a Congregação Para os Bispos comunica a EXONERAÇÃO e a DISPENSA de Todos os Graus de Ordem, por parte do Exc. e Rev. Dom Guilherme Bragança, uma vez que deixou de exercer sua comunhão com o Pontífice, bem como junto de muitos do Sagrado Colégio Apostólico. Explicito nesta, que o mesmo está proibido de exercer a ordem sacra, atender os sacramentos e as direções espirituais. Desligamos o mesmo de todas as suas faculdades eclesiais, uma vez que demonstra perigo para as ovelhas do rebanho.
Sem mais para o momento, despeço-me invocando as bençãos de Deus para toda a Igreja, e rogando a São Miguel que nos livre de toda semente de ódio.
Roma, 07 de faveiro de 2022.