MARIANUS, E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI
A todos que estas letras chegarem, saúde e benção apostólica.
Do alto da Cátedra que a mim foi confiado, pela força e intercessão do Santo Espírito, volvo meu olhar de pai as necessidades que a igreja está passando, mais particularmente, nas Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Arquidiocese de Curitiba, muito estimadas por esta Sé, nasce a partir de nosso amor e admiração pelos povos que enfrentam dificuldades na evangelização dos pobres e oprimidos.
Contudo, durante vários pastoreios nestas estimadas circunscrições eclesiásticas, na maioria das vezes, esta igreja particular foi deixada de lado, e não deu seus frutos necessários para o Mãe Igreja. Neste momento onde surgem vários obstáculos para a evangelização no mundo virtual é necessário escutarmos o apelo de Jesus de ''avançar para águas mais profundas” (Lc 5, 1-11).
Em vista disso, decretamos o FECHAMENTO das Arquidioceses de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Arquidiocese de Curitiba, os padres, bem como os bispos devem ser redistribuídos pelo Núncio Apostólico e pelo Prefeito da Congregação para os Bispos a novas Arquidioceses de forma equitativa.
Agradecemos os trabalhos desenvolvidos pelos Arcebispos e Bispos Auxiliares, de igual forma também agradecemos os Padres que foram o motor destas Arquidioceses até aqui, exortamos que continuem desenvolvendo com muito empenho e amor suas missões em outras localidades a serem designadas.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 19 mês de Agosto do ano da graça do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado.
+ Marianvs Pp. IV
Servus Servorum Dei