POR MERCÊ DE DEUS
E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL DECANO DO SACRO COLÉGIO DE CARDEAIS
Aos Veneráveis Irmãos no Cardinalato, minhas saudações.
Dado o início do tempo da Sé Vacante, bem como toda preparação para o Santo Conclave, venho por meio deste CONVOCAR os Eminentíssimos Senhores Cardeais a estarem presentes em Roma, para iniciarmos os trabalhos de eleição de um novo Pontífice. Os Cardeais deverão participar da Missa de Abertura da Clausura que será celebrada no dia 12 de julho, pelo Cardeal Camerlengo, Dom Ademir, seguida de Congregação Geral PRIVADA.
Convoco-os ainda, para a Missa Pro Elegendo Romano Pontífice, que será celebrada no dia 13 de julho, seguida de Eleição do Santo Conclave. Por isso, faço por bem convocar aos Senhores Cardeais Eleitores, saber:
Sua Eminência Reverendíssima Dom Ademir Tadeu
Sua Eminência Reverendíssima Dom Eduardo Costa Vale
Sua Eminência Reverendíssima Dom David Pinheiro
Sua Eminência Reverendíssima Dom Ronald Gabriel
Após a chegada na cidade eterna de Roma, os Cardeais deverão seguir para a Casa de Santa Marta, a fim de iniciarmos o período de Clausura. Aqueles que sem prévia e justificativa valida não participarem destes compromissos, serão impedidos de participarem das eleições do Santo Conclave.
O conclave estará sendo convocado em caráter de urgência por conta da renuncia de Gregorio IV.
O período de Sé Vacante não poder-se-á ser alterado em nenhum caso, salvo guarda necessidade de calamidade, nunca por pressa ou conveniência do sacro colégio de cardeais. Decidem se encontra-se em estado de calamidade o Decano e o Camerlengo, agindo em unidade.
São estados de calamidade: o abandono da cátedra, o surgimento de cisma na Sé, a tentativa de retorno a cátedra aquele que a deixou, entre outros muito raros que possam ser observados pelo Decano e pelo Camerlengo.
Desde já agradeço a compreensão de todos, rogando a Nosso Senhor Jesus Cristo que nos envie a poderosa intercessão da Sagrada Família de Nazaré, para que façamos um abençoado conclave.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 11 de julho de 2020, no tempo da Sé Vacante.
+Júlio Cezar de Bourbon
Decano do Sacro Colégio Cardinalicio
+Júlio Cezar de Bourbon
Decano do Sacro Colégio Cardinalicio