Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA

COMUNIDADE CATÓLICA DE MINECRAFT - A UMA DÉCADA A SERVIÇO DA IGREJA
É Ano Santo! Somos também peregrinos da Esperança! - Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança

Rito de Ordenação Diaconal

Rito de Ordenação Diaconal










A Ordem Sacra Diaconal assim como todas as outras só pode ser concedida durante á celebração da santa missa.




Missa 

C. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.


R. Amém.


C. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e á comunhão do Espírito Santo, estejam sempre convosco.


R. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.


C. No dia em que celebramos á vitória de Cristo sobr eo pecado e á morte,também nós somos convidados á morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova.Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do pai (pausa). Confessemos os nossos pecados:


R. Confesso á Deus, Todo-poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço á Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim á Deus, nosso Senhor.


C. Senhor, tende piedade de nós.


R. Senhor, tende piedade de nós.


C. Cristo, tende piedade de nós.


 R. Cristo, tende piedade de nós.


C. Senhor, tende piedade de nós.


R.  Senhor, tende piedade de nós.


C. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza á vida eterna.


 R. Amém.


C. Glória á Deus nas alturas...


E paz na Terra, aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso: Nós vos louvados, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei á nossa súplica. Vós que estais á direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.


C: Deus, nosso Pai,que ensinastes os ministros da Igreja a não procurarem ser servidos mas servir os irmãos,fazei que estes vossos servos,que hoje Vos dignais escolher para serem ordenados diáconos,

sejam diligentes no trabalho,humildes no ministério e perseverantes na oração.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amem.




Leitura Breve

Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

Palavra do Senhor


T: Graças á Deus.  



Ordenação

Terminada a homilia, os eleitos levantam-se, eles só, e ficam de pé diante do Bispo, que os interroga conjuntamente,faze-se similarmente caso seja só um o bispo interroga-o com estas palavras:


Filho(s) caríssimo(s): Antes de serdes admitidos à Ordem dos diáconos, deveis manifestar diante do povo o propósito de receber este ministério.Quereis consagrar-vos ao serviço da Igreja pela imposição das minhas mãos e pelo dom do Espírito Santo?


O ordenado ou os ordenados respondem: Sim,Quero.


O Bispo:


Quereis exercer o ministério de diácono, com humilde caridade, para auxílio da Ordem sacerdotal e para maior bem do povo cristão?


O ordenado ou os ordenados respondem: Sim,Quero.

O Bispo:

Quereis guardar o mistério da fé em consciência pura, como diz o Apóstolo, e proclamar esta fé, por palavras e obras, conforme o Evangelho e a tradição da Igreja? 

O ordenado ou os ordenados respondem: Sim,Quero.

A pergunta que vem a seguir deve ser feita também aos de ordem religiosos. Omite-se, porém, se são ordenados eleitos casados .

O Bispo:

Vós, que estais preparados para abraçar o celibato, quereis, como sinal do vosso coração consagrado a Cristo Senhor, guardar perpetuamente este propósito por amor do Reino dos céus, ao serviço de Deus e dos homens?

O ordenado ou os ordenados respondem: Sim,Quero.

O Bispo:

(Vós todos,) Quereis guardar e aumentar o espírito de 
oração próprio do vosso modo de viver, e, neste espírito, 
celebrar fielmente a Liturgia das Horas, segundo a vossa 
condição, juntamente com o povo de Deus e por ele, e 
ainda por todo o mundo? 

O ordenado ou os ordenados respondem: Sim,Quero.

O Bispo:

Quereis imitar sempre em vossa vida o exemplo de Cristo, a cujo Corpo e Sangue servireis no altar?

O ordenado ou os ordenados respondem: Sim, quero, com a ajuda de Deus.


O Bispo interroga o eleito ou os eleitos, dizendo, se for seu Ordinário:

Prometes-me a mim, e aos meus sucessores, reverência e obediência?

O eleito ou os eleitos: Prometo.


o Bispo conclui:

C: Queira Deus consumar o bem que em ti começou.


Após o bispo regressar ao local aonde preside estende as mãos em direção ao eleito(s) e reza á oração de ordenação.

C: Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,atendei e estai connosco.
Sois Vós que dais as graças,distribuís as ordens e organizais os ministérios.
Deus imutável,renovais todas as coisas e com providência eterna as ordenais,por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor,vossa palavra, vosso poder e sabedoria,e concedeis o que a cada tempo mais convém.
Vós fazeis crescer e dilatar-se o Corpo de Cristo,a vossa Igreja,na variedade dos dons celestes
e na diversidade dos seus membros,unida pelo Espírito Santo num Corpo admirável.É o novo templo que se edifica quando estabeleceis os três graus dos ministros sagrados para servirem ao vosso nome,como já na primeira Aliança escolhestes os filhos de Levi para o serviço do templo antigo.
De igual modo,nos primórdios da Igreja,os Apóstolos do vosso Filho,guiados pelo Espírito Santo,
escolheram sete homens de boa reputação,que os ajudassem no serviço quotidiano aos quais, pela oração e a imposição das mãos,confiaram o cuidado dos pobres,a fim de eles próprios se poderem dedicar mais plenamente à oração e ao ministério da palavra.
Olhai também agora, Senhor,com igual benevolência para estes vossos servos,que humildemente dedicamos ao ministério do diaconado para servirem ao vosso altar.Enviai sobre eles, Senhor, 
nós Vos pedimos, o Espírito Santo,que os fortaleça com os sete dons da vossa graça,
a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério.Brilhem neles as virtudes evangélicas:
a caridade verdadeira, a solicitude pelos doentes e pelos pobres,a autoridade modesta,
a rectidão perfeita e a docilidade à disciplina espiritual.Resplandeçam em seus costumes os vossos mandamentos,para que o exemplo da sua vida suscite a imitação do povo santo.
Animados pelo bom testemunho da consciência,permaneçam em Cristo, firmes e constantes,de modo que, imitando na terra o vosso Filho,que não veio para ser servido mas para servir,com Ele mereçam reinar nos céus.Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amem.



Por fim, o Bispo dá a cada um dos Ordenado(s) o ósculo da paz,dizendo:

C: A paz esteja contigo.

O Ordenado responde: E contigo também.

O mesmo fazem todos ou ao menos alguns dos diáconos e presbíteros presentes.


ORAÇÃO EUCARÍSTICA



PE:  Senhor escutai a minha oração.
T:  E meu clamor chegue até vós.

PE: Dirigi Senhor, a minha oração como incenso  a vossa presença e minhas mãos elevadas como oferta da tarde.

PE: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.

PE: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo + e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

PE: Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos.

Após elevar a hóstia a vista de todos, abaixa-a e faz a genuflexão.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.

Após elevar o cálice a vista de todos, abaixa-o e faz a genuflexão.

Eis o mistério da fé!


T: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

PE: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.

PE: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

PE ou Cc: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a virgem Maria, mãe de Deus, e São José esposo da Virgem Maria, os vossos apóstolos e mártires e de todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

PE ou Cc: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o papa N., o nosso bispo N., com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.

PE ou Cc: Atendei as preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

PE ou Cc: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

PE: Por ele dais ao mundo rodo bem e toda graça.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T: Amém!

 RITO DA COMUNHÃO ESPIRITUAL


PE: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

PE: Feliz os convidados para o banquete nupcial do cordeiro.Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

-ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO 

C: Senhor, que nos alimentastes nesta mesa celeste,fazei que os vossos servos,procurando em tudo a vossa glória e a salvação dos crentes,sejam sempre ministros fiéis do Evangelho,dos sacramentos e da caridade.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amém.


BENÇÃO FINAL 



PE: O Senhor esteja convosco!
T: Ele está no meio de nós!

PE: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T: Amém!

PE: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus.